Olá viajantes a ave da semana é:
Tuiuiú- Jabiru mycteria
      Também Conhecido como jaburu, jabiru entre outros nomes, essa ave é considerada símbolo do Bioma pantanal, uma ave que pode chegar a 1,60 metros que possui seu nome baseado em suas características mais marcantes que é o bico e o pescoço inchado. Esta é uma ave pernalta (aves que possuem membros inferiores longos). Alimentam-se de peixes, moluscos, insetos, répteis, podendo ser controlador biológico do jacaré do pantanal, pois ele se alimenta dos filhotes.
Lindo e pleno se alimentando. Fonte própria
O "pequeno" ninho de Tuiuiú.

Sua reprodução coincide com a baixa dos rios, o que os favorece na alimentação pois muitos peixes ficam presos em pequenas lagoas o que facilita a captura de suas presas, seu ninho é uma estrutura bem grande para comportar a fêmea e os filhotes, chega a ser uma das maiores estruturas construídas por aves no pantanal, as fêmeas tem uma postura de cerca de 4 ovos incubados por 60 dias e os filhotes abandonam o ninho com três meses, depois do abandono os ninhos são reaproveitados por outros casais ou até o mesmo que o reformam para que fique mais seguro.
      Estas aves apresentavam uma distribuição geográfica bem ampla, ocorria em quase todos o território nacional, por isso hoje é muito difícil encontramos estas aves fora do Pantanal, existe uma população considerável na Bahia.

Espero que gostem do grandão acima, é uma criatura exuberante tive a oportunidade de ver esta ave quando visitei o Bioma Pantanal.
Até a Próxima.


Fonte:
http://www.wikiaves.com.br/tuiuiu
http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/caracteristicas-tuiuiu-tambem-conhecido-como-jaburu/

Deixe um comentário