Fontes de Pesquisa:
SIGRIST, T. Aves do Brasil Oriental: guia de bolso. 1 ed. São Paulo: Avis Brasilis, 2015, 336p.
Wikiaves
Olá Viajantes, tudo bem? Espero que sim! Hoje estou aqui para falar sobre observação de aves! Eu amo e posso passar horas as observando! Mas se você observar de um jeito mais profissional veja a lista do que você deve levar!
- Câmera Fotográfica;
- Binóculo para observação a longas distâncias;
- Roupas o menos coloridas possível optar por verde musgo e camuflado;
- Evitar movimentos bruscos;
- Guia de Campo;
- Paciência.
Olá Viajantes tudo bem? Espero que sim! Bem venho falar um pouco sobre o meu novo Blog, é o Opiniões e Cia, sim eu criei pois o nicho deste blog é totalmente diferente e para os interessados estou divulgando aos poucos!
Se você se interessar faça-nos uma visitinha!
Desde Já Agradeço!
Opiniões e Cia
- Chichén Itzá
- Tulum:
- Cenotes:
Dzibilchatun |
![]() |
Dzibilchatun |
![]() |
Cenote de Dzibilchatun |
![]() |
Cenote de Coba |
- Comece lendo textos curtos, não importa se é texto de blog's, matérias de revista ou jornal, livros infantis ou até gibis;
- Leia coisas de seu interesse, viagens, casamento, moda, futebol, etc..
- Reserve um tempinho na sua agenda para a leitura, eu sempre leio na van quando estou indo para a faculdade, vale até ler no banheiro mas o que vale é a leitura (lembre-se de lavar as mão kkk).
- Leia em um local confortável para você, ou seja em um lugar que lhe acolhe, não siga os padrões.
- Comece devagar não adianta querer ler um livro de 3000 páginas se você não tem um costume, pois você vai achar aquilo muito desconfortável e isso irá te desmotivar.
- Te torna mais criativo principalmente com as palavras;
- Te oferece muita informação;
- É um entretenimento de fácil acesso;
- Você nunca vai ficar sozinho;
- E sempre te transporta para outros lugares.
Olá viajantes tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje como prometido venho falar sobre alguns dos parques da Região Nordeste, mas infelizmente eu estou evitando colocar fotos que não são minhas por conta dos direitos autorais, mas aqui encontram-se algumas descrições e vou deixar alguns sites no final da publicação, nestes sites possuem muitas fotos!
Bahia:
- Parque Estadual da Serra do Conduru: localizado nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, visa conservação da Mata Atlântica apresenta uma grande diversidade de espécies endêmicas.
- Parque Estadual de Montes Altos: Localiza-se próximo aos perímetros do municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Guanambi, Pindaí e Candiba, visa a conservação de ambientes de transição entre os Biomas Cerrado e Caatinga.
- Parque Estadual do Morro do Chapéu: Situado no município de Morro do Chapéu, próxima da Chapada Diamantina, na bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu e possui uma diversidade de sítios arqueológicos e campos rupestre, e também é região de transição ou ecótono Cerrado Caatinga.
- Parque Estadual das Sete Passagens: Localizado na região no município de Miguel Calmon, onde é berço de algumas bacias hidrográficas e também é possui trilhas de vários níveis de dificuldade até cachoeira de 100m de altura.
Ceará:
- Parque Estadual das Carnaúbas: Situado nos municípios de Granja e Viçosa do Ceará o parque tem por objetivo conservar o Bioma Caatinga, e possui este nome por conta da espécie Copernicia prunifera a Carnaúba que é muito encontrada na região.
- Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio: Localizado na capital do estado Fortaleza, é a unica unidade de conservação do estado e visa a conservação de ambientes subaquáticos.
Maranhão:
- Parque Estadual da Bacanga: Fica em São Luís , na bacia do Rio Bacanga, e seu objetivo e conservar Bioma Floresta Amazônica ainda existente no estado, além de apresentar mata do cocais e manguezais.
- Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís: É um parque que fica próximo à São Luís e foi palco de muito naufrágios por conta de uma falha geológica de origem vulcânica.
Paraíba:
- Parque Estadual do Aratu: Parque que se localiza no município de João Pessoa e tem por objetivo a conservação de Manguezais.
- Parque Estadual da Pedra da Boca: Situa-se no município de Araruna e é atrativo pela suas formações geomorfológicas.
- Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha: Fica em Cabedelo, local amplamente conhecido pelos recifes de corais e pelas formações de piscinas naturais próprias para banhos.
Pernambuco:
- Parque Estadual Dois Irmãos: Situa-se em Recife e é a maior área conservada de Mata Atlântica do Estado.
Rio Grande do Norte:
- Parque Estadual das Dunas: Localiza-se em Natal, é considerado o maior parque urbano do Brasil e é parte integrante da reserva da biosfera da Mata Atlântica.
São estes alguns parque eu busquei inserir nesta lista os que possuem mais informação mas existem outros além desses na Região e eu coloquei todos os estado que possuem parques!
Veja também:
Fontes de Pesquisa:
Wikipedia
ViaRural
Wikiparques
- Trilha;
- Tirolesa;
- Super bike;
- Queda Livre;
- Rapel Duplo;
- Cachoeirismo;
- Rafting;
- Quadriciclo;
- Birdwaching;
- Jiboiando.
Lembre-se de ver o que levar em viagens para o caso de emegências! (Clique Aqui)
Viva Brotas
Paroaria dominicana (Cardeal do Nordeste)
Fontes de Pesquisa:
SIGRIST, T. Aves do Brasil Oriental: guia de bolso. 1 ed. São Paulo: Avis Brasilis, 2015, 336p.
Universo da Natureza
Passarinhando
Wikiaves
Acre:
- Parque Estadual Chandless: É a segunda maior Unidade de conservação da região norte e a maior do estado do Acre, fica situada em três municípios Manoel Urbano, Santa Rosa de Purus e Sena Madureira.
Amazonas:
- Parque Estadual Guaríba: Situado nos municípios de Novo Aripuanã e Colniza, está situado dentro de um corredor ecológico de cerca de 9 milhões de hectares, encontra-se no interflúvio do rio Madeira e Tapajós.
- Parque Estadual Rio Negro Setor Norte: Município Novo Airão é é integrado com o Parque nacional do Jaú e a estação ecológica de Anavilhanas.
- Parque Estadual Rio Negro Setor Sul: Município Manaus e integra o Corredor ecológico Central da Amazônia e é parte integrante da Reserva da Biosfera Amazônia.
- Parque Estadual Sumaúma: É uma unidade de conservação relativamente nova, que está localizada em Manaus e foi criada com a iniciativa dos moradores do bairro Cidade Nova, e participaram ativamente do processo de criação.
- Parque Estadual Serra do Araçá: Localizado no município de Barcelos ocupa 15% da área do município e equivale a 40% da área do estado do Espirito Santo e 20% da área de Portugal. Isso é possível pois Barcelos é o segundo maior município Brasileiro em área.
Pará:
- Parque Estadual Monte Alegre: Neste parque existem muitas atração espeleológicas como grutas, localizado no município de Monte Alegre pertencente a na Mesorregião do Baixo Amazonas, Microrregião de Santarém.
- Parque Estadual do Utinga: Fica localizado nos município de Belém e Ananindeua, e atua no manejo e manutenção dos mananciais e a recuperação de áreas degradadas.
Rondônia:
- Parque Estadual de Corumbiara: Localizado no município de Cerejeiras, e possui uma diversidade de biomas Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, e segundo o site wikiparque é um ambiente livre de crimes ambientais por conta do seu grau de isolamento.
- Parque Estadual da Serra dos Reis: Situado no município de Costa Marques, está localizado em uma área cuja drenagem contribui para a bacia do Rio Guaporé.
Tocantins:
- Parque Estadual do Cantão: Localizado nos município de Caseara e Pium,recebeu este nome por conta do nome dado a delta que forma o Rio Javaés.
- Parque Estadual do Jalapão: Situado nos município de São Félix do Tocantis e Mateiros, é o maior parque do estado é da continuidade ao Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
- Parque Estadual do Lajeado: Fica próximo de Palmas e tem como objetivo proteger as amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado.
O que é um Parque Estadual?
- Norte;
- Nordeste;
- Centro oeste;
- Sudeste;
- Sul.
História do Amendoim:
Receita:
Modo de Preparo:
Nível Fácil:
- Cuscuz: Cuscuz é um prato originário da África, tipicamente feito de trigo, mas no Ceará é feito com Farinha de milho, levemente umedecida e salgada, também conhecida como pão de milho é um prato para qualquer hora, muito regionais fazem a famosa farofa de pão que nada mais é do que uma farofa a base de cuscuz misturado com algum tipo de caldo.
- Paçoca de carne seca: Já ensinei a fazer aqui no blog(Clique aqui para ver como se faz).
- Baião de Dois: Consiste em um preparado de arroz e feijão, geralmente incrementado com queijo de coalho e carne seca, seu nome faz referência a música baião de dois dos compositores Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga e também ao ritmo dançante chamado baião.
Nível Médio

- Pirão de Peixe Escaldado: Pirão é uma mistura que muitos conhecem por aí mas o típico mesmo poucos conhecem, que é a mistura do caldo de peixe ainda fervente com a farinha de mandioca, típica da gastronomia indígena.
- Pé de moleque: Não não é aquele docinho servido em festa junina que faltam quebrar nossos dentes! Este é um bolo de massa "puba" de mandioca que é uma massa fermentada, junto com muita especiarias como canela, cravo da Índia, ingredientes como castanha de caju também fazem parte desta iguaria, e surgiu na época que as capitanias trouxeram a cana- de- açúcar para o Brasil.
- Rapadura: Este de longe é o doce mais consumido pelos cearenses depois de uma refeição, sim é doce mas não é mole não, tem origem semelhante ao açúcar mascavo e foi originada para facilitar o transporte. Ah mas ela não é nível médio de aventura gastronômica, mas eu conheço bem a rapadura e é uma relação de amor e ódio, pois simplesmente amamos ou odiamos, se você não gosta de açúcar mascavo já te adianto você não irá gostar de rapadura.
Nível HARD!
- Buchada de Bode: Como o nome já diz é feita de bode, mas também podem ser feitas com o trato digestório de carneiro, sim são utilizados, estomago e intestino destes animais(chamadas vísceras brancas). O intestino é totalmente picado e o estômago irá servir para colocar (como uma bolsa) o intestino picado e temperado junto com arroz! Antes do cozimento existe uma preparação muito complexa destas vísceras. É um prato tipicamente português que foi adaptado aos costumes do povo nordestino!
- Sarapatel: Assim como o anterior o presente prato é feito totalmente com vísceras mas desta vez são as vermelhas (coração, pulmão ou bofe, sangue coagulado, rins e fígado) tudo é temperado e cozido e servido com farinha de mandioca, e as vísceras podem ser de caprinos ou suínos.
- Panelada: Esse é bem típico, é a utilização das vísceras brancas de bovinos, picadas, temperadas e cozidas! A aparência não é lá das melhores mas para quem gosta de se aventurar na culinária típica não á nada de mais típico na culinária do interior!
Alerta, são comidas muito fortes (gordurosas e bem temperadas) tome cuidado com a quantidade se você não é tão acostumado assim!
Olá Viajantes tudo bem? Espero que sim!! Hoje venho reportar a ultima parte da série de postagens que eu fiz sobre a minha Road Trip, e aí será que vale tanto a pena assim, mas este post vai ser um pouco diferente eu fiz em forma de vídeo, para deixar a série um pouco mais com cara da Bate papo!
Olá Viajantes tudo bem? Espero que sim! Que desânimo é esse, só por que o carnaval acabou você acha que as festas terminaram? Fique ligado neste post pois aqui conterá informações valiosas, para você que adora festas!!! Confira agora algumas dicas!
16 de Fevereiro de 2018
Local: Recife-PE
- Bloco selinho não é gala, na Praça das 5 pontas, sem horário informado.
- Bangay, desfila em Padre Miguel a partir das 16h.
- Só Tamborins, desfila na Lapa a partir das 18h.
- Desfile das Escolas Campeãs;
17 de Fevereiro 2018
Local: Campina Grande- PB
- Bloco Rebucão do Socorro, desfila na Vila do Artesão, apartir da 13h.
- Bloco Não acredito que te beijei, desfila no Clube internacional de Recife. Comprar ingressos.
- Bloco Bafafá, desfila em Ipanema a partir das 9h.
- Bloco das Poderosas, sai do centro do Rio às 9h.
- Desfile das Escolas Campeãs.
- Bloco dos impressionados que desfila na Associação Campinense de Imprensa, a partir das 16h.
- Monobloco, concentração será no Aterro do Flamengo às 6h.
O que é Turismo?
Quais são os tipos de turismo?
Vamos saber um pouco mais:
- Turismo Religioso:
- Turismo Cultural:
- Turismo de Eventos:
- Turismo de Estudo:
- Agroturismo:
- Turismo de negócios:
- Turismo de Saúde:
- Turismo de aventura:
- Ecoturismo: