Olá Viajantes, tudo bem com vocês? Espero que Sim!!! Hoje estou aqui para falar da minha ave favorita, quando eu à vi pela primeira vez livre em seu Habitat, foi emocionante! Ela é indicadora de qualidade ambiental pois só é encontrada em locais com pouco ou nenhum impacto ambiental.
A ave da semana é:

Anodorhynchus hyacinthinu (Arara Azul Grande)

Anodorhynchus hyacinthinu (Arara Azul Grande)


A ave da semana na lista da IUCN está vulnerável em seu estado de conservação, por conta da perda de habitat e caça e comercialização. Mede cerca de 90 cm, e pesa cerca de 1,5 Kg, possui uma coloração azul muito característica e base do bico e anéis oculares nus de coloração amarelo ouro.

Raramente são encontradas sozinhas (são avistadas em bandos ou casais) monogâmicas ou seja possuem um par para o resto da vida além de dividir as tarefas no cuidado com os filhotes.

 Alimentam- se principalmente de coquinhos retirados de palmeiras da espécie  de acuri (Schelea phaleata) e bocaiúva (Acrocomia totai), a nidificação pode variar de acordo com a localização podendo ser desde árvores com troncos macios e até mesmo paredões rochosos, onde ocorre a postura de 1-3 ovos incubados por cerca de 30 dias e geralmente um único filhote sobrevive. As postura ocorrem uma vez por ano ou a cada dois anos.
A distribuição da especie é sobretudo no Brasil ocorrendo em 11 estados brasileiros (AP, BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, SP, TO, AM)

Anodorhynchus hyacinthinu (Arara Azul Grande)


Anodorhynchus hyacinthinu (Arara Azul Grande)

Bem Viajantes por hoje é só! Espero que gostem!
Qualquer dúvida, sugestão, crise, estou sempre por aqui!
Agradeço pela atenção!
Saudações Ecológicas a todos e até a próxima.

Fontes de Pesquisa:
SIGRIST, T. Aves do Brasil Oriental: guia de bolso. 1 ed. São Paulo: Avis Brasilis, 2015, 336p.







Deixe um comentário