Olá Viajantes! Tudo bem com vocês? Espero que sim!! Hoje venho falar de uma ave que é muito frequente em minha cidade natal, atualmente seu estado de conservação é pouco preocupante segundo a IUCN a ave da semana é:

Paroaria dominicana  (Cardeal do Nordeste)

Na minha região ele é conhecido como Galo campina, mas também pode ser chamado popularmente de cabeça de fita, cabeça vermelha e cabeça de lenço depois de tanto nome vamos sabre um pouco sobre as suas características. Quando adulto mede cerca de 17 cm, possui a plumagem da cabeça vermelha, em seu ventre plumagem branca e em seu dorso um "mix" de penas pretas, acinzentadas e brancas que dá um aspecto escamoso visualmente. Quando jovem não apresenta plumas de coloração vermelha.
A presente espécie é predominantemente granívora mas consegue modificar seu hábito alimentar principalmente  na época da escassez hídrica para insetívoro. Possuem hábitos monogâmicos e são extremamente fieis aos seus territórios que é definido pelo macho quando atinge sua maturidade sexual. Quando estão na temporada reprodutiva constroem ninhos de 2- 3 ovos, podendo ter mais de uma ninhada por temporada, mas quando encontrados no Bioma Caatinga, seus hábitos reprodutivo se modificam gerando apenas uma ninhada durante a estação chuvosa.
São encontradas na Caatinga e no Cerrado, no Nordeste. Atualmente é encontrado no Sudeste também pois foi introduzido. Estes animais são frequentemente capturados devido a sua plumagem e canto, recordo-me  das vezes que fui para o Ceará que era muito raro ver esta animal em seu habitat natural, mas por conta de um programa de reintrodução de animais reabilitados de cativeiro, esta ave está cada vez mais frequente na minha região.


Nota as fotos foram tiradas por mim, e estes animais não vivem em cativeiro eles estão no quintal de minha avó comendo os grãos que são ofertados para as galinhas no caso então estes danadinho se aproveitam.



Bem Viajantes, por hoje é só!
Espero que gostem!!Qualquer dúvida, sugestão, crise ou anseio, estou sempre por aqui. Peço-lhes um grande favor, siga-me nas redes sociais e no Youtube também! isso vai ajudar na divulgação do trabalho e siga o blog também isso vai fazer com que vocês tenham o acesso ao conteúdos mais rápido e prometo só enviarei coisas legais!!
Saudações ecológicas e até a próxima!!

Fontes de Pesquisa:  
SIGRIST, T. Aves do Brasil Oriental: guia de bolso. 1 ed. São Paulo: Avis Brasilis, 2015, 336p.
Universo da Natureza
Passarinhando
Wikiaves

Deixe um comentário