Olá Viajantes! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Bem hoje eu estou aqui para falar sobre turismo de um jeito diferente! Você sabe o que é turismo, e qual tipo você mais costuma praticar, sim eu sei que você deve estar se perguntando, tipos de turismo? Sim hoje em dia exitem diversos tipos de turismo! E você vai ver agora!
O que é Turismo?
O turismo é caracterizado pelo conjunto de atividades realizadas pelos indivíduos durante as suas viagens e estadias em lugares diferentes daqueles do seu entorno habitual ou de seu local de origem por um período de tempo consecutivo inferior a um ano.
E esta prática é regulamentada por lei, sim a lei que a regulamenta é Lei Nº 11.771, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008.
Quais são os tipos de turismo?
Atualmente existem diversos tipos de turismo, cada país possui um potencial diferente, hoje em dia o turismo que mais atrai público é o ecoturismo, analisando rapidamente os potenciais de Itapeva não é diferente pois além de estar localizado próximo do maior continuum Ecológico de Mata Atlântica do país que é o de Paranapiacaba, também possui um dos maiores Cânions do país, rios e cachoeiras, mas outros segmentos do turismo também podem ser explorados:
- Turismo Religioso;
- Turismo Cultural;
- Turismo de Eventos;
- Turismo de Estudos;
- Agroturismo;
- Turismo de Saúde;
- Turismo de Negócios;
- Turismo de Aventura;
- Ecoturismo.
Vamos saber um pouco mais:
- Turismo Religioso:
O Turismo religioso, tem como motivação fundamental a fé. Estando, portanto ligado profundamente ao calendário religioso da localidade receptora do fluxo turístico.
- Turismo Cultural:
O Turismo Cultural se caracteriza por uma permanência prolongada e um contato mais “intimo” com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se na experiência cultural. Neste segmento do turismo podemos explorar festivais, gastronomia tudo o que é típico da cidade.
- Turismo de Eventos:
O Turismo de eventos, é entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, cientifico ou profissional, cultural incluindo ainda o consumo.
Classificados:
-Congresso: Que tem como público membros de uma entidade de classe, profissional, setorial de uma mesma área do conhecimento. -Convenção: O público focado neste segmento é exclusivamente interno. Participantes de um partido, empresa, religião com o objetivo de motivar, treinar, integração de grupos ou mesmo lazer.
-Feira: Tendo caráter comercial focado comumente em um específico segmento de mercado consumidor. -Festival: Evento artístico cujo expectador é atraído por um estilo artístico podendo ser musical ou mesmo literário.
- Turismo de Estudo:
Movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivência. Os programas e atividades englobam a realização de cursos e trocas de experiências com finalidade educacional (formal ou informal). O movimento turístico gerado pela vivência consiste no deslocamento do turista motivado pela busca de conhecimento e entendimento sobre os aspectos culturais e sociais de uma localidade, adquiridos por meio de experiências participativa.
- Agroturismo:
O Agroturismo é uma modalidade de turismo praticada no meio rural, por agricultores familiares dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano. Os agricultores, mantendo suas atividades agropecuárias, oferecem serviços de qualidade, valorizando e respeitando o meio ambiente e a cultural local. Na maioria dos casos, o Agroturismo é associado à atividades de Agroecologia, Ecoturismo ou Educação ambiental.
- Turismo de negócios:
Talvez um dos mais comuns tipos de turismo, o turismo de negócios pode ser visto principalmente em grandes capitais. Segundo o Ministério do Turismo, o Turismo de Negócios significa “encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”. Aqui no Brasil, os principais destinos para este tipo de turismo são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Outras cidades que também merecem ser citadas: Campinas, Recife, Belo Horizonte e Costa do Sauípe.
- Turismo de Saúde:
Uma das mais antigas formas de turismo praticadas, o turismo de saúde ainda é bastante popular. Vale lembrar que não envolve apenas consultas, operações, mas também visitas a
locais como Spas, Termas, Balneários. Entre os destinos mais buscados no Brasil estão: São Paulo, Caldas da Imperatriz (SC) e Circuito das Águas (Interior de SP).
- Turismo de aventura:
O Turismo de Aventura é um segmento de mercado do setor turístico que compreende o movimento de turistas cujo atrativo principal é a prática de atividades de aventura de caráter recreativo. Podendo ocorrer em qualquer espaço: natural, construído, rural, urbano, estabelecido como área protegida ou não. Lembrando que “a prática de atividades recreativas não competitivas que envolvem desafios e superações“.
- Ecoturismo:
O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa. Embora o trânsito de pessoas e veículos seja agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a conservação dos mesmos e para o desenvolvimento sustentado das populações locais, melhorando a qualidade de vida das mesmas.
-Atividades ecoturísticas:
Têm em comum o fato de serem praticadas em meio ao ambiente natural; no entanto, algumas têm suficiente impacto ambiental para não serem consideradas boas práticas pelos ecologistas, p. ex. o canyoning em trechos de rio usados para nidificação de aves de rapina.
Bem Viajantes por hoje é só garanto que você praticam inúmeros tipos, qual é o seu preferido?
Lembre- se seguir o blog, para receber todas as novidades prometo enviar só coisas legais, seguir nas redes sociais.
Obrigada pela atenção de todos.
Saudações ecológicas e até a próxima!
Fonte de Pesquisa: