Olá Viajantes tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje estou vindo aqui para falar de alimentação saudável, você deve estar pensando lá vêm mais uma pessoa Fit falar sobre Low Carb ou jejum intermitente. Não eu estou aqui apenas para propagar uma informação valiosa para a sua saúde! 

O que é alimentação saudável?

Nada mais é do que a ingestão principalmente de alimentos naturais durante as nossas refeições. Sendo necessárias absorção de açucares, proteínas, lipídeos e vitaminas e minerais presentes em carnes, ovos, leite, frutas e vegetais.
Já vemos que não é tão caro ter uma alimentação saudável, não é?



Quais são os vilões da nossa alimentação?

- Refinados: Farinha, açúcar, sal. Alimentos refinado passam por diversos processos até chegar a nossa mesa sendo assim eles perdem grande parte de suas propriedades nutricionais.

- Industrializados: Estes em minha opinião são os maiores vilões por além de não possuírem muitas propriedades nutricionais, escondem vários compostos com nomes difíceis e como cores inexistentes na natures que podem gerar uma diversidade de malefícios ao nosso organismo, como alergias.

- Excessos: Tudo que for consumido em excesso faz mal. Já dizia um velho ditado "A diferença entre um remédio e o veneno é a dose" então temos que ter um pouco de atenção em relação a isso.



Como ter uma alimentação saudável? 

Para termos uma alimentação saudável temos que sempre estarmos variando a nossa alimentação a cada dia temos que comer coisas diferentes optando por produtos o mais natural possível.

- Evite temperos industrializados, opte por cebola, alho, sal, e ervas (como coentro, cebolinha por exemplo).
- Evite o consumo excessivo de molhos pois eles possuem uma grande quantidade de sódio, e açúcares. Tente fazer o seu molho " Ai Mônica mas isso sai muito caro" Então consuma com moderação e diversifique existem uma diversidade de molhos e tutoriais na internet de como se faz.
- Sempre consuma frutas e vegetais o mais diversificado possível.
- Evite comer alimentos industrializados, eu sei que na atualidade não tem como viver sem, mas consumindo o mínimo vai te fazer bem.
- Evite consumir comidas prontas, pois sabe-se Deus o que tem lá dentro.
- Faça a sua própria comida, incluindo as sobremesas, isso vai fazer toda a diferença e ajuda a economizar também. " Ah mais eu não sei cozinhar, meu querido leitor ninguém nasceu sabendo, só basta você dar o primeiro passo e praticar"
- Diversidade na alimentação vai garantir que você consuma a mair quantidade de nutrientes possível e se permita com moderação comer muito de vez em quando algumas "gostosuras".
- Se permita descobrir novos sabores!
-Consuma alimentos integrais ao menos duas vezes por semana.



E como isso não sai caro?

O que sai caro, são alimentos industrializado hoje em dia conseguimos reproduzir muitas coisas em casa, por exemplo petiscos como chips de batata, você consegue fazer em casa e o melhor é que sai mais barato e fica muito gostoso o único problema é que pode demorar um pouco para ficar pronto. 
E na hora de comprar compre nos produtores locais, hortifrútis que localizado no seu bairro podem ser mais baratos do que aquele tops localizados no centro da cidade, ou então produza em sua casa. "ah mais eu não tenho espaço minha casa é pequena, ou eu moro em aparteamento" Existem canais no youtube que ensinam você a produzir em casa e no apartamento.
Ai Mônica mas você explorou muito os vegetais, Sim eu explorei pois eles devem ser predominantes em nossa alimentação, eu até me arrisco a produzir alguns em casa, é muito legal você consumir o que produz, e defendo muito a frase "Produza o seu próprio alimento.

Pessoal esse foi um post sobre dicas e opiniões, sobre alimentação saudável, eu fiz isso e ainda faço, hoje em dia eu não como mais uma diversidade de comidas industrializada e isso me fez muito bem, é o que eu digo esses hábitos só tem a contribuir com a melhoria de sua saúde e bem estar!!

Espero que este post contribua de alguma forma!
Até a próxima!
Saudações ecológicas!!!


Imagens:






Deixe um comentário