Olá viajantes! Tudo bem com vocês espero que sim! Hoje é uma postagem falando sobre a Ilha Anchieta! Sim um paraíso corrompido pela história. Hoje em dia esse paraíso está se recuperando pois hoje onde era um presídio funciona um Parque Estadual!

Entrada do Parque, praia do presídio.

História

Sua história começa desde a época do "descobrimento" do Brasil pelos portugueses, onde a presente ilha era ocupada pelos índios Tamoios e Tupinambás, foi batizada de Ilha Tapira que significava "lugar calmo" com a chegada dos portugueses, começaram os conflitos por conta da colonização, com a chegada dos missionários jesuítas José Anchieta e Manuel de Nóbrega conseguiram se aproximar do Cacique onde conseguiram um tratado de paz muito importante para a história da ilha.
Conseguindo o presente tratado os colonizadores começaram a povoar a ilha  por portugueses, franceses, holandeses onde viviam basicamente da pesca e agricultura.

Com o passar do tempo a comunidade foi se desenvolvendo e em 1885 passou a se chamar Freguesia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos, que com o tempo foi reduzido para Ilha dos Porcos. Em 1902 foram desapropriadas 412 famílias para a instalação da colônia penal que foi desativada e reativada durante a ditadura para abrigar presos políticos durante a era Vargas.
Em 1934 passou a se chamar Ilha Anchieta em homenagem aos quatrocentos anos do nascimento do Padre José Anchieta e em 1942 antiga colônia penal de transformou em um Instituto Correcional da Ilha Anchieta, um presídio de segurança máxima que foi uma palco de um Motim organizado pelos prisioneiros do presídio.
Com esse regime de colonização instalação de presídio gerou um impacto muito grande sobre a a Fauna e a Flora, com desmatamento, inserção de espécies invasora tando vegetais como animais, pode ter causado danos quase que irreparáveis sobre o ambiente da Ilha.Mas atualmente a Ilha e um Parque Estadual, onde ainda podemos ver parte da história mas podemos ver também a Natureza recuperar o que um dia lhe foi tomada.

Parque Estadual Ilha Anchieta

Praia do Presídio
Ruínas do Presídio

Ruínas do Presídio

Ruínas do Presídio

Ruínas do Presídio
Atualmente como parque a Ilha atrai, turistas, pesquisadores e estudantes o ano todo, podemos conhecer um pouco mais sobre a história da Ilha e também conhecer a fauna e a flora com trilhas ecológicas e nas praias que é muito comum ver seus ilustres moradores as capivaras tomando banho de sol na praia e até se refrescando no mar, isto soa muito estranho mas estes animais foram trazidos de zoológicos desativados onde se adaptaram muito bem, saguis e quatis são moradores muito frequentes nas praias (Dica: cuidado com as bolsas pois eles costumam roubar os lanches das pessoas!
Outra atividade muito comum é o mergulho de superfície (snorkel) e com cilindro, kaiak, stand up, entre outras.  As praias mais visitadas são, praia do engenho, praia do presídio, praia das palmas(praia grande), são praias belíssimas cada uma com sua característica, engenho possui uma piscina natural maravilhosa, praia das palmas muito calma e a do presídio possui uma vista espetacular (tenha cuidado pois é praia de tombo).
Piscina natural da praia do engenho

As praias possuem costões rochosos e nesses locais é muito comum ver uma diversa fauna marinha como peixes, ouriço do mar até mesmo tartarugas. fique atento com as rochas pois podem conter ouriços e podem fazer como eu e pisar em cima de um, não é uma experiência legal.
Eu e ouriço do mar.

Para chegar na Ilha somente de Skuna ou lancha, são passeios muito comuns vendidos nas praias de Ubatuba, principalmente na praia da enseada.

Bem viajantes por hoje é só, espero que gostem, qualquer dúvida, sugestão, crise, comenta aqui, estou sempre por aqui!
Saudações ecológicas e até a próxima!


Fonte de Pesquisa:
Site da Ilha Anchieta
Wikipédia

Deixe um comentário